IV Congresso de Marketing em Alimentos e Agronegócios

Sobre o Congresso

O Congresso reúne (pôsteres) os trabalhos científicos e acadêmicos de estudantes, pesquisadores e professores de todo o país, que são apresentados durante os intervalos do evento para todos os interessados presentes e comissão avaliadora, com premiação para os três melhores trabalhos.

Público-alvo: estudantes,  pesquisadores, profissionais e professores que possuem trabalhos em marketing em alimentos e/ou agronegócios.

Comitê Organizador:

Julia Iba
ESALQ/USP
MarkEsalq
Mariana C. G. da Costa
ESALQ/USP
MarkEsalq
Gabriela Salgado Reis dos Santos
ESALQ/USP
MarkEsalq
Jussara Ferreira
ESALQ/USP
MarkEsalq
Graziele Silva
ESALQ/USP
MarkEsalq

Comitê Científico:

Prof. Dr. Eduardo Eugênio Spers
ESALQ/USP
PMDGI-ESPM
Prof. Dr. Hermes Moretti
UNESP BAURU
Profª Dra. Thais Maria Ferreira de Souza Vieira
ESALQ/USP
Aline Marques Bortoletto
Pós-doutoranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos - ESALQ/USP
Vanessa Clarizia Marchesin
Phd em Ciências - UNIFESP
Samara dos Santos Harada Padermo
Doutoranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos - ESALQ/USP
Nayara Barbosa da Cruz -
Doutoranda em Economia Aplicada - ESALQ/USP
Juliana Chini
Doutoranda em Economia Aplicada - ESALQ/USP
Sara Martins Vieira Zimmermann
Mestranda em Administração - ESALQ/USP
Juliana Scabello Prando Zambianco
Mestranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos - ESALQ/USP
Carlos Eduardo Paro
Mestranoa em Ciência e Tecnologia de Alimentos - ESALQ/USP
Luciana Florêncio de Almeida
Doutora em Economia de Empresas FEA-USP
Félix Hugo Aguero Diaz León
Doutor em Administração de Empresas Mackenzie
e Pós-doutorando em Neurociência aplicada pela ESPM
Ricardo Osorio de Oliveira
Mestre em Parasitologia Veterinária pelo ICB-USP
Mestre e Doutor em Marketing no Agronegócio pela ESPM
Angela de Fatima Kanesaki Correia
Doutora e Coordenadora Curso Tecnologia de Alimentos e Tecnologia em Agroindústria
FATEC- Faculdade de Tecnologia de Piracicaba

patrocínio:

Apoio:

organização:

TRABALHOS APRESENTADOS NAS EDIÇÕES PASSADAS:

Em construção

CódigoTítuloAutor 1Autor 2Autor 3Autor 4Autor 5
1MODELO SOBRE O ATO DE PRESENTEAR COM CHOCOLATEAna Carolina Altimari CardosoEduardo Eugênio Spers   
2SOUVENIR GASTRONÔMICO COMO FORMA DE PRESENTEARAlan Sbrama PerressimEduardo Eugênio Spers   
3O MILHO, A ORIGEM E SEUS ASPECTOS AGRONÔMICOSJaqueline Fernandes    
4DESENVOLVIMENTO DE BEBIDA A BASE DE ÁGUA DE COCO COM EXTRATOS DE FRUTAS E DE CAFÉ VERDEJessica Bomtorin AranhaTalita Costa Negri1Amanda PironatoBruna Lopes MurilhaDra. Thais Maria Ferreira de Souza Vieira3
5SUCOS INDUSTRIALIZADOS: UMA ANÁLISE DE MERCADOTatiane Ferreira MartinsMonalisa de Lima NepomocenoPaulo Vinicius Nascimento de SousaVittória Parini. 
6PERCEPÇÂO DO CONSUMIDOR DE COGUMELO SHIITAKE EM DIFERENTES EMBALAGENSMarianne Aline Tufani BatistaRenata Iara CavalaroThalita Riquelme Augusto
Thais Maria Ferreira de Souza Vieira
 
7DOCES CASEIROS: Um Estudo de Caso de Uma Empresa Varejista de Piracicaba/SPAna Carolina Altimari CardosoAna Luiza Garcia SavioliCaroline Nakamoto dos SantosThays Helena de AlmeidaHermes Moretti Ribeiro da Silva
8COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE LEITE UHT NO ATUAL CENÁRIO LEITEIROJuliana Cristina dos SantosSergio De Zen   
9COMPETITIVIDADE DOS PREÇOS NACIONAIS FRENTE AO IMPORTADO E O IMPACTO DA DEMANDA BRASILEIRA NO CONSUMO DE QUEIJO MUÇARELAAna Paula NegriNatália Salaro GrigoMarianne Aline Tufani BatistaSergio De Zen 
10ORGÂNICOS NA CAIXINHA OU ENLATADOS: UM ESTUDO COMPARATIVO DO DESENVOLVIMENTO DO MERCADO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS PROCESSADOS NO BRASIL E NA FRANÇAMárcia-Gabriela C. KasemodelaJeanne RocherIsabella FioriVivian-Lara SilvaFausto Makishi
11IMPACTO, DIFERENCIAÇÃO E POSICIONAMENTO: CASO PEIXES DA AMAZÔNIA S/AVictória Soares PontesVivian-Lara SilvaRubens NunesFausto Makishi 
12PESQUISA DE MERCADO PARA DESENVOLVIMENTO DE SOPAS INSTANTÂNEAS COM TEOR REDUZIDO DE SÓDIODaphnnie Estevam CasaleMariana Coutinho SilvaMarianne Aline Tufani BatistaRaquel Akiko NozakVanessa Vaz de Lima
13COMPORTAMENTO ALIMENTAR E PUBLICIDADE RELACIONADA À OBESIDADE INFANTILJulia Baldovinotti IbaIsabela Cerri Baldin
Eduardo Eugênio Spers
  
14A EXPERIÊNCIA DE UMA EMPRESA JÚNIOR DE COMUNICAÇÃO NA ESCOLA SUPEIROR DE AGRICULTURA “LUIZ DE QUEIROZ” (ESALQ-USP)Aline Alessi P. de AlmeidaLaura MalufRafael Machado PavanRicardo Morais 
15PERFIL SENSORIAL DE COOKIES ELABORADOS DA FARINHA DO CAROÇO DE ABACATE (Persea gratissima, Gaertner f.)Maria Rosa Figueiredo NascimentoValéria França De SouzaAngleson Figueira MarinhoLaura De Queiroz BomdespachoJosé Luis Ramirez Ascheri
16PESQUISA DE MERCADO COMO INSTRUMENTO DE INOVAÇÃO PARA A INDÚSTRIA DE ALIMENTOSAnna Flavia de Souza SilvaLuiza Cancian de RezendeLetícia Trevizan  
17DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO DE PESCADO RICO EM FIBRAS E COM REDUÇÃO DO TEOR DE SÓDIOAnna Paula de Souza SilvaBruno Domingues GalliGabriele Tibério Rizzato
Gisele Maria da Silva Alves de Souza
 
18ALIMENTAÇÃO FORA DO DOMICÍLIO: Praticidade ou prazer?Victória Cambraia Sartori
Hermes Moretti Ribeiro da Silva
   
19POSICIONAMENTO DE MERCADO DE UMA NOVA SOPA INSTANTÂNEA COM TEOR DE SÓDIO REDUZIDO EM 40% E EMBALAGEM DIFERENCIADAMarcelo Belchior Rosendo da SilvaCamila GeraldoAline Gomes OliveiraAna Carolina Racioni GonçalvesMariana Marinho Martins
20ESTRATÉGIAS DE SUBSTITUIÇÃO DE AÇÚCAR EM BOLOS TRADICIONAISGabriela NascimentoPatrícia FradinhoIsabel SousaAnabela Raymundo 
21PESQUISA SOBRE MÁQUINAS AGRÍCOLAS PARA FORMAÇÃO DE QUADRO DE VENDAS E APROXIMAÇÃO AO CONSUMIDORAline Alessi P. de AlmeidaMaria Gabriela Estevam de AbreuRenan Antonio RomaEugênio Spers 
22MERCADO DE SERVIÇOS DE LUXO NO BRASIL E O CONCEITO DE EXPERIÊNCIA GASTRONÔMICAMaria Gabriela Estevam de AbreuEduardo Eugênio Spers   
23PREFMFA, UMA ALTERNATIVA PARA A IDENTIFICAÇÃO DO BACON IDEALErick SaldañaMariana Marinho MartinsBeatriz Schmidt Menegalli
Carmen J. Contreras-Castillo
 
24MARKETING APLICADO AO AGRONEGÓCIO: “A PERCEPÇÃO DA GERAÇÃO Y DIANTE DO MEIO RURAL, DOS PRODUTOS RURAIS E DOS AGRICULTORES”Matheus RoussenqAntônio Carlos Machado da RosaHenrique De Tsá Tschumi
Eduardo Eugênio Spers
 
25ABRINDO CAMINHOS PARA O MERCADO INTERNACIONAL DE VINHOS: O CASO PROCHILEPaulo Eduardo Palma BeraldoProf. Dr. Hermes Moretti Ribeiro da Silva
Prof. Dr. Eduardo Spers
  
26ANÁLISE SENSORIAL EM NÉCTARES DE JAMBOLÃOJackeline Cintra SoaresManoel Soares Soares JúniorMárcio Caliari  
27IMPACTO DA PASTEURIZAÇÃO DO CALDO DE CANA INTEGRALLaura De Queiroz BomdespachoAngleson Figueira MarinhoThais Madoglio SultaniFabio Augusto GalloJudite das Graças Lapa Guimarães
28ALIMENTANDO-SE EM CASA: UM ESTUDO COM FAMÍLIAS DE BAIXA RENDABruna Letícia Felippin
Hermes Moretti Ribeiro da Silva
   
29ANÁLISE DO MERCADO DE SUCOS E ACEITAÇÃO DE NOVO PRODUTO NO SETORMayara Silva PonteJéssica Fernanda Scatolin RussoPaula Letícia BachinRafaela Moretti Vieira RibeiroMarta Helena Fillet Spoto
30“LEMBRANÇAS DA VOVÓ” – PROJETO EM PARCERIA COM A BOLO DA MADREPaula Letícia BachinGrasiela Cristina Pereira dos SantosJéssica Fernanda Scatolin RussoMayara Silva PonteRafaela Moretti Vieira
31Uva de MesaMatheus RoussenqThierry Fuger Reis CoutoMalte Henrik Klein  
32COMPORTAMENTO E ATITUDE EM RELAÇÃO A ALIMENTOS: UM ESTUDO SOBRE O MERCADO DE NUTRICOSMÉTICOSKelly Soffner MashorcaEduardo Eugênio Spers   
33A COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS POR MEIO DE CIRCUITOS CURTOS EM PIRASSUNUNGA – SPAmanda Milleli Rodrigues da Silva
Profa. Dra. Fabiana Cunha Viana Leonelli
   
34O PAPEL DOS AÇOUGUES GOURMET NA EXPERIÊNCIA DE CONSUMO DE CARNES DE QUALIDADE DIFERENCIADAJoão Paulo Rodrigues Arciprete
Profa. Dra. Fabiana Cunha Viana Leonelli
   
35Expectativas dos consumidores em relação ao varejo alimentícioDavi Augusto Camargo    
36O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO E O FLUXO DE INFORMAÇÃO DENTRO DA REDE PRODUTIVAMaria Gabriela Estevam de AbreuGabriela de Campos Henrique
Eduardo Eugênio Spers
  
CódigoTítulo do TrabalhoAutores
1Avaliação físico-química e sensorial de vinho de jabuticaba submetido a tratamento de radiação gamaMarcia Nalesso Costa Harder, Juliana Angelo Pires; Érika Maria Roel Gutierrez; Valter Arthur
2Desenvolvimento e aceitação de geleia de vinho com maçãJuliana Angelo Pires; Edilson do Nascimento; Marcia R Regiolli; Marcia N. C. Harder
3Marketing no agronegócio: a interface entre produção, distribuição e consumo na bovinocultura de corteFernando Teixeira Jacuviske
4Seleção de julgadores para gosto ácido   Valéria França de Souza; Izabella Soletti; Laura de Queiroz  Bomdespacho
5A Experiência de Grupo de Extensão e Pesquisa em Marketing de Alimentos e Agronegócios: O MarkesalqMaria Gabriela Estevam de Abreu
6Inovações e tendências na indústria de pescado: rastreabilidade, embalagem e logísticaMaria Gabriela Estevam de Abreu
7Boletim Markesalq em Rede AgroservicesPaula de Freitas Wenzel
8A percepção das mães sobre a publicidade de alimentos infantis Julia Baldovinotti Iba
9Publicidade Infantil: Uma Análise do Discurso Julia Baldovinotti Iba
10Comportamento de compra de queijo Minas Frescal pelos docentes e discentes da área de Ciências dos AlimentosLuisa Pereira Figueiredo; Fábio Antonialli, Larissa Sousa Barbosa; Ellen Teixeira Silva
11Avaliação tridimensional do impacto da tecnologia agropecuária desenvolvida pelo Consórcio Brasileiro de Pesquisa do Café-CBP&D: O caso do terreiro de Lama Asfáltica na região Sul de Minas Gerais Marcelo Márcio Romaniello; Adriano de Paula Fernandes Vianna; Larissa Sousa Barbosa; Ellen Teixeira Silva
12Análise da percepção dos agricultores sobre os problemas relacionados ao PNAE nas unidades produtoras do município de Minduri –  MG Janaína Aparecida Saraiva; Marcelo Márcio Romaniello; Ellen Teixeira Silva; Larissa Sousa Barbosa
13Análise da percepção dos agricultores sobre as melhorias promovidas pelo PNAE nas unidades produtoras do município de Minduri-MGMarcelo Márcio Romaniello; Ellen Teixeira Silva; Larissa Sousa Barbosa; Janaína Aparecida Saraiva
14Análise da produção científica relacionada a alimentação, políticas públicas e marketing no período 2007-2016Caroline Pauletto Spanhol; Dario de Oliveira Lima Filho; Álvaro Freitas Faustino Dias
15Influência das informações obrigatórias e facultativas no rótulo de café tradicional e especial na decisão de compra dos consumidoresFernanda Domingos Orlando; Ellen Teixeira Silva; Thayana Vilela Mattar; Magregor Damião de Oliveira
16Valores em relação à produtos alimentares diferenciados: um estudo sobre o consumo de orgânicosLetícia Kaori Chinen
17Análise mercadológica da cultura do arroz no BrasilAndrey Araújo Rosa; Helder Luis Pureza Alfaia
18Consequências das práticas de mercado no consumo infantil de alimentos – Um estudo de caso em cantinas de escolas particulares do rio de janeiro Cristiane Silva do Nascimento Pereira  
19Green MallLeonardo Silva Rocha; Carlos André Montanini; Sara Martins Vieira Zimmermann; Kellen Cristine de Souza
20Uma análise bibliográfica sobre o uso de embalagens em frutasBeatriz Santos de Toledo
21Das feiras livres para os varejões: a construção das identidades dos feirantes de Piracicaba/SPIsabela Cerri Baldin
22Relação entre famílias, animais de estimação, afeto e consumo – Um estudo qualitativoJuliana Aparecida Bueno
23Vai ter mosca na sopa?Marília Moraes; Josieli de Sousa; Thelma Lucchese Cheung 
24A compra por impulso e planejada na categoria balas influência da marca, qualidade e perfil do consumidorLaura Alves da Silva Maluf; Eduardo Eugênio Spers 
25A compra por impulso e planejada na categoria balas influência da marca, qualidade e perfil do consumidorLaura Alves da Silva Maluf; Eduardo Eugênio Spers 
26AGuilherme Nunes; Eduardo Eugêno Spers
27Certificação de Alimentos em Cadeias Curtas: O Caso do Selo Regional Aus Bayern, na AlemanhaLuiza Alves Alexandre da Silva; Fabiana Cunha Viana Leonelli

FOTOS DAS EDIÇÕES PASSADAS:

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VALORES PARA ESTUDANTES 
(Graduação, Técnicos, Técnológos e Pós-Graduação)

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A inscrição deverá ser realizada em grupo no site e as cortesias deverão ser enviadas para o e-mail:
cdt@fealq.com.br
Com o nome completo, CPF, e-mail, e o nome de um dos inscritos no grupo pago.

Estudantes

R$ 70
  • Valor referente a participação no COMA, que possibilita a participação também no Encontro Anual de Marketing em Alimentos e Agronegócio. Válido para o dia 13/09/2018.
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VALORES PARA PROFISSIONAIS

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1º Lote

até 02/07
R$ 80
  • Valor referente a participação no COMA, que possibilita a participação também no Encontro Anual de Marketing em Alimentos e Agronegócio. Válido para o dia 13/09/2018.

2º Lote

03/07 - 03/09
R$ 100
  • Valor referente a participação no COMA, que possibilita a participação também no Encontro Anual de Marketing em Alimentos e Agronegócio. Válido para o dia 13/09/2018.
garanta já!

3º Lote

04/09 - 12/09
R$ 120
  • Valor referente a participação no COMA, que possibilita a participação também no Encontro Anual de Marketing em Alimentos e Agronegócio. Válido para o dia 13/09/2018.

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IV Congresso Brasileiro de Marketing em
Alimentos e Agronegócios

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